Uma nova revolução na indústria do bem-estar

Uma nova revolução na indústria do bem-estar

Dupla de empresários, conhecidos protagonistas da cena fitness do país, lançam movimento que revitaliza os negócios na área de saúde, que giram em torno de 4,5 trilhões de dólares anuais em todo o planeta. 

 

Foi criado, no Brasil, movimento que visa dar visibilidade ainda maior à indústria do bem-estar, aumentando a margem de lucro e de negócios, sem deixar de lado o sentido humanitário da empreitada. Ele é capitaneado pelos empresários Waldyr Soares, precursor da indústria fitness no país, criador da Fitness Brasil e da Humana Academy, e Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Promoções & Eventos, organizadora do Arnold South America, conhecida feira de esportes. Trata-se do Bem Estar Brasil (BEB). 

 

A ideia do movimento é difundir o conceito de saúde, principalmente no mundo dos negócios. Por exemplo: aproximando empresários interessados em investir no segmento e fortalecendo o papel daqueles que estão na linha de frente do atendimento público, os chamados promotores da saúde, como educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Além, claro, de oferecer aperfeiçoamento para que eles cumpram bem essa função junto à população que, por esse motivo, também sai ganhando. “O BEB promove um novo estilo de vida, uma reflexão sobre hábitos de vida, mostrando como podemos nos sentir bem e buscar a felicidade através de nossas escolhas pessoais, sociais e econômicas”, explica Waldyr Soares. 

 

Essa união de interesses em prol da indústria do bem-estar segue, na prática, três pilares. Organização de feira, quando as empresas e profissionais do segmento expõem seus produtos e serviços, além de fortalecerem suas marcas junto ao consumidor, de congressos, com a finalidade de passar informações relevantes aos promotores da saúde, e de encontros de empresários do setor. 

 

Esse terceiro pilar do movimento é uma forma de criar uma ponte entre vendedores de produtos wellness, como aparelhos de ginástica, e os interessados na compra. No caso, responsáveis por condomínios, clubes, clínicas de estética, hospitais, hotéis e demais empresas, entre outros mercados emergentes. Além, claro, de donos de academias e de pessoas que desejam fazer exercícios físicos em casa.  É o chamado “Business Club”, canal para que os envolvidos em um determinado segmento de negócios possam trocar experiências, viabilizando os mesmos. 

 

O Arnold South America é o principal palco do movimento. Em 2023, aquele que é o maior evento multiesportivo do país, abrigando 180 marcas expositoras e gerando 170 milhões em negócios, abraçou a primeira edição do Bem Estar Brasil. Esse braço dentro do Arnold foi um mix de feira, com cerca de 45 expositores, e de congresso, o “Wellness Education”, com mais de 20 palestrantes e 160 congressistas. “Através do BEB, queremos alimentar de boas ideias todo o ecossistema da qualidade de vida. Pretendemos ser o maior gerador de negócios do segmento. O canal mais completo da América Latina de informações a respeito”, afirma Ana Graziano.

 

Pandemia e depressão

 

Há mais de setenta anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu saúde como estado completo de bem-estar físico, mental e social. Não é apenas a ausência de doença. Vira e mexe esse conceito é colocado a prova. Recentemente, a pandemia mostrou que nunca sai de moda investir em saúde no âmbito mais amplo da questão, lançando luzes também sobre problemas como depressão, estresse e ansiedade. 

 

Para se ter ideia, em 2020, no primeiro ano de pandemia, os diagnósticos de ansiedade e de depressão, aspectos relacionadas à saúde mental, aumentaram 25% em todo mundo, segundo a OMS. Diante de quadros como esse, fica fácil entender porque a indústria do segmento responde prontamente ao apelo do bem-estar. Os negócios nessa seara giram em torno de 4,5 trilhões de dólares anuais no planeta. É a tal dinâmica: havendo público e interesse, há negócios e lucro. 

 

Faz todo sentido, portanto, a iniciativa de Soares e Graziano. Quem conhece a dupla sabe que novos e animadores ventos no segmento wellness, batendo forte na tecla saúde, soprarão ainda mais fortes, inspirando e valorizando todos aqueles que atuam na cadeia da qualidade de vida. 



Sobre a Savaget Promoções & Eventos. Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar vários dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país. O Arnold South America e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses carros-chefes, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, agitando, em feiras e competições, uma legião de apaixonados por saúde. 

 

Mais informações

 

Assessoria de imprensa

Equipe Contato Comunicação & Marketing

 

Chris Godinho

E-mail: [email protected]

Celular/WhatsApp: (11) 98927-7095

 

Carlos Amoedo

E-mail: [email protected]

Celular/WhatsApp: (35) 99985-0438

Scroll to Top